Conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante, o Inbound Marketing é diferente do marketing tradicional uma vez que explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrado.
O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
De lá para cá, o Inbound Marketing ganha cada vez mais espaço e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – chamado de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
As ações têm o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração é feito todo um trabalho de relacionamento, que é realizado através de conteúdo personalizado.
Todo o conteúdo tem como objetivo educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento e área de atuação da empresa, transformando-a em referência em determinado assunto relacionado a seu segmento, visando influenciar na decisão de compra de futuros clientes.
Resultados do Inbound Marketing:
- Aumentar a visibilidade do negócio;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Atrair clientes em potencial;
- Gerar conteúdos que fazem diferença;
Otimizar o processo de vendas.