Inbound Marketing

Inbound Marketing

Conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante, o Inbound Marketing é diferente do marketing tradicional uma vez que explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrado.

O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

De lá para cá, o Inbound Marketing ganha cada vez mais espaço e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – chamado de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

As ações têm o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração é feito todo um trabalho de relacionamento, que é realizado através de conteúdo personalizado.

Todo o conteúdo tem como objetivo educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento e área de atuação da empresa, transformando-a em referência em determinado assunto relacionado a seu segmento, visando influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Resultados do Inbound Marketing:

  • Aumentar a visibilidade do negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;

Otimizar o processo de vendas.